O plano de Saúde que a AFFESC mantém com a UNIMED Grande Florianópolis é um plano coletivo baseado no mutualismo, ou seja, todos contribuem para que uns usem mais e outros menos, o que gera um equilíbrio nos custos. Quando ocorre um aumento significativo dos serviços médicos e hospitalares ocorre o desequilíbrio nas contas, gerando reajustes nos valores da tabela para compensar o custeio.
Como forma de equilibrar o custeio dos Planos de Saúde foi estabelecido o percentual de 75% de Sinistralidade. Isso significa que a soma de utilização dos gastos com Saúde dos segurados não deve ultrapassar 75% da receita. Os gastos acima deste percentual são acrescidos no reajuste do período seguinte.
Até o mês de Fevereiro/21 o percentual de Sinistralidade do nosso plano está em 84,74%, o que projeta um reajuste para o próximo período.
O mais preocupante é o índice de IGPM – Índice Geral de Preços de Mercado, que reajusta os contratos de uma forma geral e por consequência também os Planos de Saúde. Em Fevereiro/21, atingiu 28,94%, o que projeta um reajuste superior a 40% do Plano de Saúde UNIMED para o próximo período, conforme demonstrativo.
Diante deste cenário, a Diretoria da AFFESC abriu negociação com a UNIMED, com o objetivo de reduzir substancialmente estas projeções, com a troca do índice e verificação do custeio.
Além disto, estamos realizando pesquisas no mercado de Planos de Saúde para verificar as condições como alternativa ao atual ou até a substituição do mesmo.
Veja abaixo mais o demonstrativo completo.
Comments